MANUAL DE CATALOGAÇÃO DO KOHA
APRESENTAÇÃO
O Manual de Procedimentos Técnicos de Catalogação do SIBI-IFPE (Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPE) foi elaborado com a finalidade de orientar, normalizar e transmitir os conceitos, normas e procedimentos que padronizam a catalogação no Software de Gestão de Biblioteca Koha.
Tem o objetivo de atender, prioritariamente, aos profissionais que trabalham nas bibliotecas que fazem parte da Rede. Foi elaborado a partir do Manual de Procedimentos Técnicos de Catalogação da REBIMD(Redes de Bibliotecas do Ministério da Defesa), e das reuniões do Grupo de Trabalho para implementação do Sistema Koha.
1 DA INSTALAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO E DO CONTRATO DE MANUTENÇÃO DO SISTEMA KOHA
A Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologia(DADT) é a responsável pelas atualizações de versão e responsável por possíveis soluções tecnológicas, para que atendam as necessidades do SIBI-IFPE.
2 DO OBJETIVO DA MANUAL DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DE CATALOGAÇÃO
Disponibilizar o catálogo do acervo dos campi participantes;
- Desenvolver produtos e serviços que explorem e maximizem a utilização de recursos compartilhados;
- Contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, bem como para a capacitação profissional na área de Educação Técnica e Tecnológica do IFPE;
- Contribuir para o controle bibliográfico nacional;
- Disponibilizar o acesso à informação; e
- Contribuir para a formação da mentalidade de Educação Técnica e Tecnológica na formação profissional da sociedade brasileira.
3 DAS ATRIBUIÇÕES
3.1 Grupo de Trabalho
- Elaborar o planejamento estratégico da implementação do KOHA;
- Aprovar normas e procedimentos para o funcionamento do KOHA;
- Elaborar anualmente relatório de atividades;
- Propor a criação de comissões técnicas especiais e temporais, e subcomissões quando necessário;
- Propor as ações que se fizerem necessárias para o alcance dos objetivos para implementação do KOHA;
- Promover reuniões periódicas entre os membros do Grupo de Trabalho;
3.2 Da Direção do SIBI-IFPE
- Difundir as novas versões do Software;
- Orientar as bibliotecas a corrigir erros e duplicidade de registros;
- Promover treinamentos e visitas técnicas para o pessoal que atua diretamente com o Sistema KOHA;
- Emitir relatórios que sejam de interesse do SIBI-IFPE;
- Promover reuniões periódicas com todos os envolvidos na implantação do KOHA(Comunidade acadêmica e servidores lotados nas bibliotecas);
RECOMENDAÇÕES: Orienta-se que cada biblioteca tenha pelo menos um profissional com formação em Biblioteconomia para conduzir o processamento técnico do material a ser incluído no Sistema Koha e as atividades atinentes a área de Biblioteconomia.
4 ELEMENTOS DA DESCRIÇÃO BIBLIOGRÁFICA
- Responsabilidade pelo conteúdo intelectual do livro - autor, co-autor(es), colaborador(es), tradutor(es), editor(es), organizador(es), coordenador(es) ou outros responsáveis.
- Autor – responsável intelectual pelo texto. A indicação de responsabilidade (após o título) é precedida de espaço, barra oblíqua ( / ) e espaço. Registra-se a indicação de responsabilidade na forma direta.
- Co-autor – responsável intelectual pelo texto, escrito em conjunto por mais de um autor. Os co-autores são registrados se forem até três, na forma como aparecem na página de rosto e, não havendo nenhuma palavra de ligação entre eles, separados por vírgula e espaço. Havendo quatro ou mais co-autores, registra-se o primeiro citado, seguido de espaço, reticências, espaço e a expressão latina et al. entre colchetes. Ex.: ... [et al.]
- Título principal – palavra, frase, carácter, ou grupo de caracteres, que normalmente aparecem num item, dando nome a este ou à obra nele contida.
- Título equivalente – é o título principal em outra língua, ou a tradução do título principal. Registre os títulos equivalentes na ordem indicada por sua sequência ou seu layout na folha de rosto.
- Subtítulo – outras informações sobre o título. Outros títulos além do título principal um outro título que acompanha o título principal ou título equivalente. O subtítulo é precedido de espaço, dois pontos ( : ) e espaço.
- Título da edição original, no caso de tradução (CAMPO 240) – indica o título da obra que serviu de base à tradução, seja o título na língua original ou uma versão em outra língua.
- Tradutor – responsável intelectual pela versão do texto em outra língua. A indicação de tradutor, após o(s) autor(es), vem precedida de espaço, ponto e vírgula ( ; ) e espaço. Se houver mais de um tradutor, segue-se por vírgula. Caso o nome do tradutor não apareça na página de rosto, deve-se retirar a informação de outra fonte e registrá-la entre colchetes.
- Edição – todos os exemplares de um livro produzidos com a mesma matriz. A indicação de edição compreende um número seguido da abreviação “ed.”, ou seu correspondente em outras línguas. Para a língua portuguesa, substituiu-se o número ordinal ou o número por extenso pelo algarismo, seguido de ponto e espaço, a abreviação “ed.”. Ex.: 2. ed.
Obs.: Não se registra a primeira edição, exceto se aparecer registrada na folha de rosto a indicação de “1a. edição”.
- Local de publicação – nome do lugar de publicação, distribuição etc. Em caso de muitos lugares de um editor, distribuidor etc., transcreva o primeiro lugar. Se o nome do lugar de publicação, distribuição, etc., for incerto, dê o nome de lugar provável, em português, se houver um, seguido de um ponto de interrogação, e entre colchetes. Ex.: [Tóquio?]
- Editora – nome da editora/distribuidora responsável pela publicação. Registrar este nome logo após o nome do lugar a ele correspondente. Registra-se, sempre, a primeira editora, embora haja exceções. O nome da editora deve ser transcrito na forma mais breve pela qual possa ser reconhecida. O nome da editora é precedido de espaço, dois pontos ( : ) e espaço.
- Data de publicação – data em que a obra foi publicada, correspondendo a edição do livro em processo de catalogação. Quando não há data de publicação, registra-se a data de copyright, precedida da letra “c” minúscula. A data é precedida de vírgula e espaço ( , ).
- Descrição física (paginação, volume, ilustração, dimensão, material adicional) – trata da descrição das características físicas específicas.
Paginação/Volume: registra-se o número de páginas, seguido de espaço, abreviação de página “p.”. No caso de livro em mais de um volume, registra-se o número de volumes, seguido de espaço, abreviação de volume “v.”. Ex.: 240 p. ; 3 v.
Ilustração: não são consideradas - ilustrações da página de rosto, vinhetas, decorações ou tabelas. A indicação de ilustrações é precedida de espaço, dois pontos ( : ) e espaço, acrescentando-se a abreviatura “il.”. Ex.: : il.
Dimensão: altura do livro, medida pela página de rosto nas brochuras e pela capa em obras encadernadas. A altura é expressa em centímetros; quando há decimais, arredonda-se para o número inteiro imediatamente superior. Ex.: 21,1 cm para 22 cm. A dimensão é precedida de espaço, ponto e vírgula ( ; ) e espaço. Ex.: ; 22 cm.
- Título da série e número do livro na série – é um título comum a muitos livros. Numa série numerada, o número é registrado nos termos em que aparece no item. A série não tem previsão de término, nem de periodicidade. Com freqüência, o livro recebe um número dentro da série. Quando este número vem precedido da palavra número ou volume, o termo permanece, mas de forma abreviada: “n.” ou “v.”. Quando não há palavra, registra-se apenas o número, sempre em algarismos arábicos. O número da série é precedida do nome da série, espaço, ponto e vírgula ( ; ), espaço, abreviação de volume “v.” e espaço. Ex: Brasiliana ; v. 32
- Notas, índices, informações bibliográficas – caso a obra possua um ou todos estes itens, faz-se uma nota informal, iniciando pela palavra “Inclui”. Ex.: Inclui bibliografias.
- ISBN – é o número internacional padronizado do livro. O ISBN se compõe de quatro grupos de dígitos:
- primeiro grupo, de dois dígitos, corresponde à língua ou país de publicação;
- segundo grupo identifica o editor dentro da língua ou país;
- terceiro grupo identifica o título em determinada edição;
- quarto grupo tem apenas um dígito de controle.
- Assuntos – os pontos de acesso se apresentam sob forma padronizada (LC, BN etc.).
- Número de Chamada (complemento, classificação, n° de Cutter, ano/edição, n° da biblioteca) – número da localização do documento no local de guarda.
Ex.: $d R $a 658.42 $b L823d $c 1972 $8 1
($d) Complemento (quando existir): letras ou códigos para especificar a obra. Ex.: R – referência; OR – obra rara.
($a) Classificação: é o assunto relacionado à obra. Pode ser usada os códigos CDD e CDU.
($b) N° de Cutter: é o número que cada autor leva na tabela Cutter.
($c) Ano e edição: ano e edição da publicação da obra.
($8) N° da Biblioteca: número da instituição catalogadora.
- Fonte de catalogação – Código do MARC para instituição, quando houver, ou o nome da instituição ou instituições que criaram ou copiaram e modificaram um registro. A fonte para determinar esses códigos é o MARC Code List for Organizations, mantido pela Library of Cogress (LC). Ex.: $a BR-ReIFE $c BR-ReIFE
($a) Código de quem catalogou;
($c) Código de quem incluiu na máquina;
($d) Código da agência que modificou o registro.
5 CATALOGAÇÃO NO SISTEMA KOHA
5.1 PARA ACESSAR O BIBLIOGRÁFICO
1) Fazer Login no Koha
3) Ir em Pesquisa registro bibliográfico da base de dados de catalogação
4) Caso não tenha o item cadastrado, gerar novo registro:
É no botão Novo Registro são cadastrados bibliográfico que são registradas as informações referentes à descrição do material a ser catalogado.
6 CADASTRO
O Cadastro consiste no passo inicial para a criação de um novo registro bibliográfico (acervo), ainda não existente no catálogo. Cada edição compreende um novo registro, portanto, obras com edições diferentes possuem acervos diferentes. [1]
As etapas para a criação de um novo acervo são:
a) Clicar em: Catalogação /Adicionar registro/ Líder;
b) Tipo de obra: selecionar conforme o material a ser catalogado;
c) Situação do acervo:
– normal (criado automaticamente ao selecionar o tipo de obra)
– excluído (criado automaticamente quando todos os exemplares foram excluídos, assim o usuário não visualiza a obra)
– interrompido (utilizado somente para títulos de periódicos com publicação/assinatura/permuta/doação interrompidos)
– encerrado (utilizado somente para títulos de periódicos com publicação encerrada);
e) Líder:
– para livros: a m # a
– para dissertações e teses: t m # a
– para periódicos: a s # a
– para artigos: a a # a
– para capítulos de livros: a a # a
– para CD-ROMs: m m # a
– para DVDs de vídeo: g m # a
7 CAMPOS MAIS UTILIZADOS PARA PREENCHIMENTO NO BIBLIOGRÁFICO
7.1 LIVROS E MONOGRAFIAS
7.1.2 CAMPO 008 (LIVRO)
Utilizado para todos os tipos de materiais, preenchido conforme o item. A primeira data deve ser exatamente igual à data do campo 260. As posições 7 (primeira data), 11 (segunda data, se houver), 15 (local) e 35 (idioma) são indispensáveis, pois influenciam nos relatórios e podem ser recuperadas. Para obras bilíngues ou multilíngues preencher a posição 35 com o primeiro idioma do título e preencher os campos 041 e 546 (este último, opcional.
Se não for possível identificar o local da publicação, usar XX#.
No caso do Brasil, o código é a sigla do estado seguido da letra b. Ex. mgb(código do estado de Minas Gerais. Para os demais Estados seguir a tabela abaixo:
Quando existir ISBN – CAMPO 020 |
$a 8585091010 |
Fonte catalogadora da obra – CAMPO 040 |
$a BR-ReIFE(IFPE) $c BR-ReIFE |
Quando for tradução – CAMPO 041 |
$a por $h eng |
Quando existir 2 idiomas – CAMPO 041 |
$a por $a eng |
No assunto existir geográfico - CAMPO 043 | $a s-bl--- |
Classificação CDD e nº edição – CAMPO 082 |
$a 340.181 $2 21 |
Número de Chamada – CAMPO 090 |
$d R $a 340.181 $b M269s $c 1995 - 3. ed. $8 (Código da Biblioteca) $8 12 |
ENTRADA PRINCIPAL 100 - AUTOR PESSOAL 110 - AUTOR ENTIDADE 111 - AUTOR EVENTO 130 - AUTOR TÍTULO UNIFORME ENTRADAS SECUNDÁRIAS 700 - ENTRADA SECUNDÁRIA - NOME PESSOAL 710 - ENTRADA SECUNDÁRIA - ENTIDADE 711 - ENTRADA SECUNDÁRIA - EVENTOS |
100 – AUTOR PESSOAL |
||
Quando UM AUTOR – CAMPO 100 |
$a Mancia, Tânia Teresinha Sava, $d 1960- |
|
Quando DOIS AUTORES:
|
$a Antunes, Maria do Nascimento $a Mendes, Aluisio de França |
|
Quando TRÊS AUTORES: - O 1° no CAMPO 100 |
$a Antunes, Maria do Nascimento |
|
- O 2° e o 3° no CAMPO 700 |
$a $a |
Mendes, Aluisio de França Santos, Miguel dos, |
$d |
1950-1999 |
|
Quando MAIS DE TRÊS autores – CAMPO 700 (Ver CAMPO 245) |
$a $4 |
Cândido, Claudia [et al.] |
Quando NÃO EXISTIR AUTOR PRINCIPAL e SIM ORGANIZADOR OU COLABORADOR – CAMPO 700 |
$a $d $4 |
Silva Neto, Pedro, 1910- org. ou $4 clb. |
Quando existir ILUSTRADOR, TRADUTOR é necessário fazer uma entrada secundária para este autor – CAMPO 700 |
$a $d $e |
Aver, Alexandra, 1970- Ilustrador |
110 – AUTOR ENTIDADE |
|
Quando a entrada principal for uma entidade – CAMPO 110 |
$a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (SP) |
Quando a entrada principal for uma entidade com subordinação – CAMPO 110 |
$a Brasil. $b Congresso Nacional. $b Senado Federal
$a Brasil. $b Marinha. |
Quando DOIS AUTORES ENTIDADE:
|
$a Pontifícia Universidade Católica do Paraná
$a Pontifical Missionary Union |
Quando existir um autor entidade – CAMPO 110 e um AUTOR PESSOAL – CAMPO 700 |
$a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro $a Lopes, Roberta |
OBS.: Existindo três ou mais autores “entidade” (ou organizadores), aplica-se a mesma regra de entrada utilizada no campo 100.
111 – AUTOR EVENTOS |
|||
Quando a ENTRADA PRINCIPAL for um EVENTO – CAMPO 111 |
$a Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica |
||
$n |
(3. : |
||
$d $c |
1975 : Curitiba PR) |
||
$a |
Encontro Anual de Ecologia |
||
$d |
1996 : |
||
$c |
Uberlândia, MG) |
||
OBS.: Existindo três ou mais autores “evento” (ou organizadores), aplica-se a mesma regra de entrada utilizada no campo 100. |
130 – AUTOR TÍTULO UNIFORME |
||
Quando a ENTRADA PRINCIPAL for um TÍTULO UNIFORME – CAMPO 130 |
$a |
Bíblia. |
$l |
Português. |
|
$d |
1964. |
|
$a $p |
Bíblia. N.T. |
|
$p $l |
Marcos. Português. |
|
$f |
1996 |
|
$a |
Bíblia. |
|
$p |
A.T. |
240 – TÍTULO ORIGINAL/UNIFORME |
|
Quando obra é uma TRADUÇÃO – CAMPO 240 |
$a What to listen for in music. $l Português |
Quando obra é título UNIFORME – CAMPO 240 |
$a Código de defesa do consumidor (1990) |
245 – TÍTULO PRINCIPAL |
||||||
Quando não existe entrada nos campos 1XX: (MAIS DE TRÊS AUTORES - a entrada é pelo título principal, faz-se então entrada secundária para os autores no campo 7XX) |
||||||
CAMPO 245 – Título principal |
$a Manual para o ensino de enfermagem de saúde pública. / $c Maria Jacyra de Campos Nogueira... [et al.] |
|||||
CAMPO 700 – Autor secundário |
$a Nogueira, Maria Jacyra de Campos $4 [et al.] |
|||||
Quando existe entrada nos campos 1XX: (UM AUTOR e UM TÍTULO - entrada pelo autor) CAMPO 100 – Autor principal CAMPO 245 – Título principal / Autores |
$a |
Ross, W. D. |
||||
$q |
(William David), |
|||||
$d |
1877- |
|||||
$a Aristote : |
||||||
$b |
estudos / |
|||||
$c |
W. D. Ross; tradução Luiz Alves |
Quando existem DOIS TÍTULOS do MESMO AUTOR (entrada pelo autor e título separado com “ ; ”) CAMPO 100 – Autor principal CAMPO 245 – Título ; Título / Autor |
$a Alencar, José de, $d 1829-1877 |
|||||
$a Cinco minutos ; |
||||||
$b A viuvinha : texto integral / |
||||||
$c José de Alencar |
Quando existem DOIS OU MAIS TÍTULOS de AUTORES DIFERENTES (entrada pelo primeiro autor e títulos separados por “ / ” e autor do título) CAMPO 100 – Primeiro Autor CAMPO 245 – Título / Autor. Título / Autor |
$a Platão $a Defesa de Sócrates / $c Platão. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates / Xenofontes, Aristóteles ; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; tradução de Jaime Bruna, |
Quando a obra é um TÍTULO EQUIVALENTE – CAMPO 245 – Título = Título |
$a Canção do mar = $b Beach music |
Quando a obra tem TÍTULO E SUBTÍTULO – CAMPO 245 – Título : subtítulo / Autor |
$a Metodología básica en servicio social: |
$b consideraciones teóricas / |
|
$c Ricardo Hill |
|
Quando a obra é MULTIMEIOS e TEM TÍTULO e SUBTÍTULO – |
|
CAMPO 245 – Título [DGM] : subtítulo |
$a O balanced scorecard $h [gravação de vídeo] : $b gerenciando performance futura / $c Robert S. Kaplan ; tradução, BTM |
246 – OUTROS TÍTULOS |
|
Quando existir TÍTULOS DIFERENTES DA FOLHA DE ROSTO (TÍTULO PRINCIPAL): |
|
CAMPO 245 – Título principal |
$a A vida dos animais silvestres / $c Miguel Alves |
CAMPO 246 – Título lombada etc. |
$a Vida na selva |
$a História de música "pelicano" = |
|
$b The pelican history of music |
|
$a The pelican history of music |
250 – EDIÇÃO |
||
Quando EXISTIR EDIÇÃO – CAMPO 250 |
$a |
5. ed. |
Quando EXISTIR EDIÇÃO, REVISADA E ATUALIZADA – CAMPO 250 |
$a |
2. ed. rev. atual. |
Quando EXISTIR EDIÇÃO NA LÍNGUA INGLESA – CAMPO 250 |
$a |
4th ed. |
Quando EXISTIR EDIÇÃO REVISADA POR UMA DETERMINADA AUTORIDADE – CAMPO 250 |
$a $b |
12. ed. / ver. pelo autor |
260 – ÁREA DE PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC. (Editora, Local, Data) |
|
Quando EXISTIR LOCAL, EDITORA e DATA – CAMPO 260 (Ver 4.11) |
$a Buenos Aires : $b Humanitas, $c 1970 |
Quando NÃO EXISTIR LOCAL – 260 |
$a [S.l.] : $b Humanitas, $c 1970 |
Quando NÃO EXISTIR EDITORA – 260 |
$a Buenos Aires : $b [s.n.], $c 1970 |
Quando NÃO EXISTIR LOCAL e EDITORA – CAMPO 260 |
$a [S.l. : $b s.n.], $c 1970 |
$a Belo Horizonte : |
|
$b MindQuest, |
|
$c [1971 ou 1972](um ano ou outro) ou |
|
$c [1969?] (data provável) ou |
|
$c [entre 1906 e 1912] (use somente |
|
Quando EXISTIR LOCAL, EDITORA e DATA DESCONHECIDA – CAMPO 260 |
para datas com menos de 20 anos de diferença) ou $c [ca. 1960] (data aproximada) ou |
$c [197-] (década certa) ou |
|
$c [197-?] (década provável) ou |
|
$c [18--] (século certo) ou |
|
$c [18--?] (século provável). |
OBS.: Não inserir novos “[S.l.” , “s.n.]” , “[S.l.]” , “[s.n.]”. Favor utilizar os que já estão criados na base.
300 – DESCRIÇÃO FÍSICA (Paginação, Volume, Ilustração, Dimensão, Material Adicional) |
|||
Descrição física da obra, mais material adicional CAMPO 300 |
$a $b |
310 p. : il. ;
|
|
$c $e |
24 cm + 1 fita de vídeo |
||
Descrição física sem ilustrações – CAMPO 300 |
$a $c |
310 p. ; 24 cm |
|
OBS.: Descrição física para multimeios - verificar AACR2. |
490 – TÍTULO DA SÉRIE |
|
Quando existir SÉRIE COM NUMERAÇÃO – CAMPO 490 |
$a Primeiros passos (Círculo do Livro) ; $v v.3 |
Quando existir SÉRIE SEM NUMERAÇÃO – CAMPO 490 |
$a Os primeiros passos em matemática |
Quando existir SÉRIE E SUBSÉRIE – 490 |
$a America. $p Mundos abiertos |
Quando existir SÉRIE E SUBTÍTULO DA SÉRIE – CAMPO 490 |
$a Novo catecismo : subsídio para estudos |
OBS.: Conforme a alteração nº 9, de Outubro de 2008 da Library of Congress – LC o campo 440 tornou-se obsoleto no formato MARC 21 bibliográfico, em favor de usar o campo 490 (Indicação de série) e os campos 800-830 - Entradas secundárias de séries. Mais informações: http://www.loc.gov/marc/bibliographic/bd440.html. Registros bibliográficos criados até Abril de 2009 permanecerão no campo 440. |
500 - NOTA GERAL |
|
$a Documentário $a Título da capa: Giovanni da Firenze. $a Inclui índice. $a Catalogado pela capa. $a Vários colaboradores. $a Edição retirada da capa. $a Originalmente apresentado como tese do autor (doutorado- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Economia) |
502 - NOTA DE DISSERTAÇÃO OU TESE |
$a Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 1987. $a Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996. |
504 - NOTA DE BIBLIOGRAFIA, ETC. |
$a Bibliografia: p. 238-239. $a Inclui referências bibliográficas. $a Inclui bibliografias e índices. |
505 - NOTA DE CONTEÚDO |
$a v. 1. è poca do patrono-- v. 2. Época de Bolivar --v. 3. Apêndices e índice. $u http://lcweb.loc.gov/catdir/toc/99176484.html $a pt. 1. Carbon -- pt. 2. Nitrogen -- pt. 3. Sulphur -- pt. 4. Metals. |
520 - NOTA DE RESUMO |
590 - NOTAS DE OBRAS COM VOLUME INCOMPLETOS |
$a A biblioteca possui somente: v.1 - A saga continuará. $a A biblioteca só possui os volumes 4 e 5. $a A biblioteca não possui o volume 5. |
591 - NOTA DE LOCALIZAÇÃO DO MATERIAL |
$a Esta coleção não poderá ser retirada da Biblioteca $a A biblioteca adotou número de chamado único para reunir a coleção. $a Material disponível na Biblioteca Central. |
593 - NOTA SOBRE A CONSERVAÇÃO DO MATERIAL DESCRITO |
$a Contém rasuras, folhas rasgadas. $a O exemplar no…. faltam as páginas 77 e 78. $a As páginas 192,193,196 e 197 encontram-se rabiscadas. |
ASSUNTOS |
600 - ASSUNTO - NOME PESSOAL 610 - ASSUNTO - NOME ENTIDADE CORPORATIVA 611 - ASSUNTO - EVENTOS 630 - ASSUNTO - TÍTULO UNIFORME 650 - ASSUNTO - TERMO TÓPICO 651 - ASSUNTO - GEOGRÁFICO |

600 – ASSUNTO – NOME PESSOAL |
|
Quando PESSOA for assunto da obra – CAMPO 600 |
$a Assis, Machado de, $d 1839-1908. $t Obras completas de Machado de Assis $a João Paulo $b I, $c Papa, $d 1912-1978 |
610 – ASSUNTO - ENTIDADE |
|
$a Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas |
|
Quando ENTIDADE for assunto da obra – CAMPO 610 |
$a Curitiba (PR). $b Prefeitura Municipal. $b Instituto Municipal de Administração Pública |
611 – ASSUNTO - EVENTOS |
|
Quando EVENTO for assunto da obra – CAMPO 611 |
$a Congresso Brasileiro de Administração em Serviços de Alimentação $a Seminário Internacional de Administração Universitária |
630 – ASSUNTO - TÍTULO UNIFORME |
|
Quando CABEÇALHO UNIFORME for assunto da obra – CAMPO 630 |
$a Bíblia $x Bibliografia |
650 – ASSUNTO – TÓPICO |
|
$a Frio $x Uso terapêutico |
|
$a Ortopedia pediátrica |
|
Quando CABEÇALHO TÓPICO for assunto da obra – CAMPO 650 |
$a História moderna $y Séc. XX |
$a Paraguai, Guerra do, 1864-1870 |
651 – ASSUNTO - GEOGRÁFICO |
|
$a Lisboa (Portugal) $x Descrições e viagens |
|
$a Copacabana (Rio de Janeiro, RJ) |
|
Quando CABEÇALHO GEOGRÁFICO for assunto da obra – CAMPO 651 |
$a Peru $x História $y Guerra da Independência, 1820-1829 |
$a França $x Política e governo $y 1958- |
651 – ASSUNTO - GEOGRÁFICO |
|
$a Lisboa (Portugal) $x Descrições e viagens |
|
$a Copacabana (Rio de Janeiro, RJ) |
|
Quando CABEÇALHO GEOGRÁFICO for assunto da obra – CAMPO 651 |
$a Peru $x História $y Guerra da Independência, 1820-1829 |
$a França $x Política e governo $y 1958- |
7.2 PERIÓDICOS NO TODO
Para o cadastramento do periódico no todo, cadastramos as informações do periódico no Bibliográfico e os fascículos da coleção no KARDEX.
CAMPO 008 – CAMPO FIXO |
Este campo não contém indicadores ou códigos de subcampos. Ele é composto de 40 posições de caracteres, numeradas de 00 a 39 e contém informações codificadas sobre o registro como um todo, assim como aspectos bibliográficos do documento que esta sendo catalogado. |
Quando existir ISSN – CAMPO 022 |
$a 0011-7641 |
Fonte catalogadora da obra – CAMPO 040 |
$a BR-RjBMB(Marinha) $c BR-RjBMB $a BR-RjBIE(Exército) $c BR-RjBIE |
No assunto existir geográfico - CAMPO 043 |
$a s-bl--- |
Classificação CDU e nº edição– CAMPO 080 |
$a 350 $2 10 |
Classificação CDD e nº edição – CAMPO 082 |
$a 355 $2 22 |
Número de Chamada – CAMPO 090 (opcional) |
$d P $a 355 $b D313 $c 1913- $8 Código da Biblioteca) |
Para Instituições que participam do CCN CAMPO 210 – Título Abreviado |
$a Def. Nac. |
Para Instituições que participam do CCN
|
$a A Defesa Nacional |
245 – TÍTULO PRINCIPAL |
||
CAMPO 245 – Título principal |
$a A Defesa Nacional : $b revista de assuntos militares e estudo de problemas brasileiros |
|
246 – OUTROS TÍTULOS |
||
Quando existir TÍTULOS DIFERENTES DA FOLHA DE ROSTO (TÍTULO PRINCIPAL): CAMPO 246 – Formas variantes do Título |
$a A Defeza nacional : $b revista de assumptos militares |
|
260 – ÁREA DE PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC. (Editora, Local, Data) |
||
Quando EXISTIR LOCAL, EDITORA e DATA Obs.: DATA – mencionar a data de início da publicação |
$a Rio de Janeiro: $b Biblioteca do Exército, $c 1913- |
|
Quando NÃO EXISTIR LOCAL – 260 |
$a [S.l.] : $b Biblioteca do Exército, $c 1913- |
|
Quando NÃO EXISTIR EDITORA – 260 |
$a Rio de Janeiro: $b [s.n.], $c 1913- |
|
Quando NÃO EXISTIR LOCAL e EDITORA – CAMPO 260 |
$a [S.l. : $b s.n.], $c 1913- |
|
Para publicação seriada só informamos a data quando temos o primeiro e/ou o último fascículo ou quando a mesma não é mais publicada |
Publicação corrente $a Rio de Janeiro: $b Biblioteca do Exército, $c 1913- Publicação terminada $a Rio de Janeiro: $b Biblioteca do Exército, $c 1913-2001 |
300 – DESCRIÇÃO FÍSICA (Paginação, Volume, Ilustração, Dimensão, Material Adicional) |
||
Descrição física do periódico, mais material adicional CAMPO 300 |
$a v. : $b il. ; $c 24 cm |
|
Descrição física sem ilustrações – CAMPO 300 |
$a v. ; $c 24 cm |
|
Descrição física c/ material adicional – CAMPO 300 |
$a v. : $b il. ; $c 24 cm + $e 1 Poster |
CAMPO 310 – Última periodicidade Obs.: $b Data da periodicidade atual |
$a Quadrimestral $b 1989- |
CAMPO 321 – Periodicidade anterior (Quando houver) |
$a mensal $b 1913-1963 $a Trimestral $b 1964-1989 |
CAMPO 321 – Periodicidade anterior OUTROS EXEMPLOS |
310 $a mensal 321 $a Periodicidade da atualização varia 310 $a mensal 321 $a Quatro números por ano, $b jan. 1954- 310 $a mensal 321 $a Atualizado mensalmente, $b 1998 - 2001 |
CAMPO 362 – Datas de Publicação e Designação Sequencial Obs.: Este campo contém da data inicial e final da publicação e/ou a designação seqüencial utilizada em cada parte. |
362 $a Ano 1, n.1(out .1913)- |
CAMPO 362 – Datas de Publicação e Designação Sequencial OUTROS EXEMPLOS Obs.: $z Fonte da Informação. A fonte onde foi retirada a informação é precedido pela abreviatura Cf. |
362 $a 1913-2002 (Data de início e término) 362 $a Começou com o vol. 5, publicado em 1940 362 $a Encerrou em 2 (1964) 362 $a Vol. 77, n. 1 (Jan.-abr. 1981)- 362 $a Começou em 1964/65. $z Cf . Boletim do Exército |
ASSUNTOS
610 - ASSUNTO - ENTIDADE 650 - ASSUNTO - TERMO TÓPICO
|
610 – ASSUNTO - ENTIDADE |
|
Quando ENTIDADE for assunto da obra – CAMPO 610 |
$a Academia Militar das Agulhas Negras $v Periódicos |
$a Rio de Janeiro (RJ). $b Prefeitura Municipal. |
|
650 – ASSUNTO – TÓPICO |
|
$a Ciência militar |
|
$v Periódicos |
|
Quando CABEÇALHO TÓPICO for assunto da obra – CAMPO 650 |
$a Periódicos |
$a Ciência da Informação |
|
Obs.: para verificar a entrada de outros assuntos (600, 651) consultar 7.1 |
856 – LOCALIZAÇÃO E ACESSO ELETRÔNICO |
||
Para localizar e acessar um recurso eletrônico. Pode ser utilizado para visualizar o artigo digitalizado, por exemplo, em PDF. |
$u http://www.decex.ensino.eb.br/ Artigo23.pdf |
7.3 ARTIGO DE PERIÓDICOS
Para o cadastramento do Artigo de Periódico, a publicação seriada deve estar previamente cadastrada no todo, bem como o cadastramento dos fascículos da coleção no KARDEX.
CAD ACERVO |
Selecionar o tipo de obra: ARTIGOS Vincular ao artigo indexado o número de acervo do periódico no todo. O sistema automaticamente gerará o campo 773 |
|
CAMPO 008 |
Este campo não contém indicadores ou códigos de subcampos. Ele é composto de 40 posições de caracteres, numeradas de 00 a 39 e contém informações codificadas sobre o registro como um todo, assim como aspectos bibliográficos do documento que esta sendo catalogado. |
|
Fonte catalogadora da obra – CAMPO 040 |
$a BR-RjBMB(Marinha) $c BR-RjBMB |
|
100 – AUTOR PESSOAL (DO ARTIGO) |
||
Quando UM AUTOR – CAMPO 100 |
$a Grote, Dick $d 1965- |
|
Regras para: ENTRADA PARA DOIS, TRES OU MAIS AUTORES; ENTRADA POR COORDENADOR OU ORGANIZADOR: |
VER REGRAS EM 7.1 |
No Comments