Manual de Administração do Hermes

Hermes.IFPE

Hermes é um sistema de emissão e validação de certificados emitidos pelo IFPE.

Administração do Hermes

Primeiramente acesse a [página de administração](https://hermes.ifpe.edu.br/admin/) do Hermes e logue utilizando suas credenciais do LDAP. Uma vez logado, se tem acesso às entidades que norteiam o sistema, conforme imagem abaixo:

Cadastro de Novos Modelos

Para realizar as etapas seguintes, presume-se que o desenvolvedor realizou a confecção do modelo do certificado no JasperStudio e tenha feito a importação do mesmo no Jasper Server.

Antes de tudo, crie um novo Source e depois um novo Api access. Logo após isso, o associe ao Source criado anteriormente. 

Report Type

Crie um novo Report Type. Informe seu nome, Source, URL do PDF proveniente do JasperServer, Meta Key do E-mail e Meta Key do Nome, conforme exemplo abaixo:

Os campos relativos às meta keys, representam os nomes das entidades Meta que contém os dados de e-mail e nome da pessoa que receberá o certificado. Estas informações são essenciais para o envio de certificados por e-mail.

Salve o report type.

Templates

Cada instância de Template representa um campo do formulário de preenchimento do certificado. Há três possíveis tipos destes campos: String, Date e Email. 

Crie um novo campo do Template e o associe ao Report type criado, conforme exemplo:

O campo Key deve sempre ser iniciado com o prefixo "META_". Este nome é basicamente o nome do parâmetro correspondente a um campo, definido no Jasper Studio.

Permission

Após criar todos os campos campos do certificado, é hora de dar permissão de acesso ao preenchimento do certificado. Para isso, cria-se uma instância de Permission, onde se associa o Report type a um usuário do sistema, de acordo com seu CPF, conforme exemplo:

Salve a permissão.

Preenchendo o Certificado

Após configurar todo o certificado, acesse o endereço [https://hermes.ifpe.edu.br/dashboard/](https://hermes.ifpe.edu.br/dashboard/) e selecione o Report type que foi criado anteriormente, e clique em "Avançar":

O formulário de preenchimento, gerado a partir dos Meta criados, será apresentado:

Agora, para gerar o certificado basta preencher seus dados e clicar em "Gerar Token". Um identificador UUID será gerado para o certificado e enviado para o usuário, de acordo com seu e-mail cadastrado.

 


Revisão #1
Criado 11 January 2019 17:32:46 por Cleber Alberto Cabral Ferreira da Silva
Atualizado 11 January 2019 18:39:00 por Cleber Alberto Cabral Ferreira da Silva