TUTORIAL DE CRIAÇÃO DO E-MAIL ESTUDANTIL (SOMENTE ALUNOS COMSITUAÇÃO ATIVA)

1 - O primeiro passo é acessar o endereço https://meuemail.ifpe.edu.br/.

2 - Na página inicial do Sistema de Criação de E-mail Institucional, o aluno deverá procurar a área de estudantes (figura 1) e clicar no botão “Solicitar meu E-mail”

                                                      

Figura 1. Área de Estudantes

 

3 - Na página seguinte o aluno é direcionado para a tela de autenticação. O primeiro passo para a criação do e-mail estudantil é informar o número de matrícula* e senha do Q-Academico no formulário de autenticação. (Figura 2).

4 - No campo “Matrícula Q-Academico” informe seu número de matrícula* . Em seguida no campo “Senha do Q-Academico” informe a senha utilizada para fazer login no Q-Academico. Resolva a verificação de segurança “Eu não sou um robô”. Em seguida clique em “Solicitar meu E-mail”

* Observe que o número de matrícula pode conter letras, números e símbolos. A matrícula deve ser inserida exatamente como foi informada no primeiro dia de aula.

                                                                            

Figura 2. Formulário de Autenticação

 

5 - Após clicar em “Solicitar meu E-mail” você será redirecionado para a tela de confirmação de suas informações. Veja o exemplo abaixo. O próximo passo será informar um E-mail pessoal para receber as credenciais de acesso do novo E-mail estudantil. No campo “E-mail pessoal” insira seu e-mail pessoal, certifique-se que você tenha acesso ao mesmo, repita o mesmo passo para o campo “Confirmação de e-mail pessoal”.  (Figura 3)

Figura 3. Tela de dados 

6 - Em seguida, leia os termos de uso do E-mail estudantil e aceite para continuar com a criação do seu E-mail.

7 - Clique em “Ok, tudo certo!” para gerar seu E-mail estudantil.

8 - Após indicar o seu E-mail pessoal, você verá uma mensagem (Figura 4) contendo a confirmação de que seu E-mail estudantil foi criado e suas credenciais foram enviadas para o E-mail pessoal indicado.

Figura 4. Mensagem de confirmação de criação do E-mail estudantil

9 - Após receber a confirmação, o aluno deverá acessar seu e-mail pessoal indicado anteriormente e procurar pela mensagem de confirmação de criação de e-mail educacional. A mensagem deve ser parecida como o exemplo da figura 5. Esta mensagem contém o login (que é o e-mail estudantil recém criado) e a senha provisória que deverá ser utilizada no primeiro acesso ao e-mail estudantil.

Olá Igor Fernandes Carneiro


Este é seu E-Mail institucional educacional ifc@discente.ifpe.edu.br


E esta é sua senha provisória de acesso: 12234


Recomendamos que no primeiro acesso, você informe telefone e um e-mail alternativo para reforçar a segurança de sua conta.


Acesse https://mail.google.com/ para criar sua nova senha.

10 - Com suas credenciais recebidas. Você já pode realizar o primeiro acesso ao seu E-mail educacional. Acesse https://mail.google.com/ e insira seu e-mail estudantil e a senha provisória. Realize a definição de uma nova senha e indique um e-mail alternativo por questões de segurança.

 

 

 

 


Revisão #9
Criado 18 January 2019 12:50:38 por Italo Vinicius do Rego Lemos
Atualizado 27 February 2019 20:37:49 por Italo Vinicius do Rego Lemos