Tutorial do Fluxo Solicitação de Serviços Reprográficos

O fluxo Solicitação de Serviços Reprográficos foi desenvolvido para sistematizar a solicitação de serviços reprográficos de forma a minimizar os impactos que a mudança pode ocasionar. Para isso o sistema foi criado em conformidade com o formulário já utilizado pela reitoria.

formulario.png

A lógica de funcionamento do sistema é a mesma utilizada no papel: o servidor Requisitante necessita de impressões e fará a solicitação dessas no fluxo; o Avaliador irá verificar no sistema a conformidade da solicitação feita e o Reprografista ficará responsável pela impressão.

Os sistemas Fluxo são baseados em diagramas que definem como o sistema será inserido no processo, no nosso caso o processo é o de Solicitação de Serviços Reprográficos. Abaixo temos o diagrama do nosso sistema com as tarefas que serão executadas e os responsáveis pela execução de cada tarefa.

diagrama.png

Seguindo o diagrama do sistema temos 3 perfis: o Requisitante, Avaliador e Reprografista.

Caberá ao Requisitante as seguintes tarefas :

Caberá ao Avaliador as seguintes tarefas:

Caberá ao Reprografista as seguintes tarefas:

Quem tiver o perfil de Requisitante deve efetuar o login no fluxo e verificar que Solicitação de Serviços Reprográficos é listada dentre as opções de Processos Disponíveis.

passo1.png

Iniciar Solicitação (Requisitante)

Ao clicar em Solicitação de Serviços Reprográficos uma caixa é exibida com a opção Iniciar uma solicitação.

passo2.png

Preencher Solicitação (Requisitante)

Ao clicar em iniciar, uma nova solicitação é criada e um formulário é exibido para que o servidor Requisitante preencha com as devidas informações. Lembrando que no formulário de papel essas informações também eram necessárias.