Ir para o conteúdo principal

Manual do Acesso.IFPE

Introdução

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) promove o acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES para os estudantes e servidores do IFPE através da rede da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Como resultado de uma das diretrizes definidas nessa parceria o IFPE criou um sistema unificado de acesso aos nossos serviços e sistemas. A partir de agora todos os usuários devem configurar os seus dados de acesso para acessar os sistemas desenvolvidos no IFPE e os sistemas que permitem acesso através da rede CAFe.

Verificação do cadastro do usuário

A DADT em parceria com as Coordenações de TI dos Campi realizaram uma importação inicial dos dados dos servidores realizando um pré-cadastro de acesso. Antes de solicitar o cadastramento de um usuário no Acesso.IFPE é importante verificar se o pré-cadastro foi realizado.

Como verificar o seu cadastro:

1. Acesse a página inicial do Acesso.IFPE através do endereço: https://acesso.ifpe.edu.br 

2. Na página inicial clique na opção RECUPERAR SENHA?

4. Na próxima página digite o seu CPF (somente números) e clique no botão OK

5. O sistema de acesso informará que as informações de acesso foram enviadas para o seu e-mail institucional. É importante ressaltar que o acesso deverá ser feito através da ferramenta do GMAIL, servidores que redirecionam seus emails institucionais para outros serviços (outlook, bol, etc) não conseguirão cadastrar sua senha

6. Na sua caixa de entrada haverá uma mensagem com os dados de acesso, caso a mensagem não esteja na caixa de entrada verifique a lista de spam. OBS: Caso a mensagem não seja recebida vá para SOLICITANDO O CADASTRO

7. Acesse a mensagem e clique no link. É importante observar que esse link tem prazo de validade de 5 minutos e caso a senha não seja alterada nesse intervalo você deverá reiniciar todo o processo

9. Se você for redirecionado para a página abaixo então o processo foi realizado com sucesso. Nenhuma alteração precisa ser realizada nessa tela. O acesso aos sistemas já está liberado.

Solicitando o seu cadastro

1. Acesse a página inicial do Acesso.IFPE através do endereço: https://acesso.ifpe.edu.br 

2. Na página inicial clique na opção MINHA CONTA?

3. Clique na opção NÃO POSSUI CONTA? SOLICITE CADASTRO destacado na figura abaixo

4. Preencha o formulário com os dados solicitados: Nome completo, CPF (somente números), SIAPE (somente números), E-mail institucional, Campus de Lotação, Cargo e clique no botão ENVIAR.

5. Você receberá um e-mail confirmando que a solicitação foi enviada com sucesso.

6. A equipe da DADT irá prosseguir com a solicitação e quando estiver concluída você receberá outro e-mail informando que a solicitação foi Aceita ou Rejeitada. A rejeição é decorrente da inconsistência dos dados informados

7. Caso a solicitação de cadastro tenha sido aceita você receberá um e-mail com um link para alterar a sua senha e finalizar o processo do cadastro de seu usuário.

Complexidade da Senha

No processo de definição da senha é exigido um conjunto de requisitos que muitas vezes tornam as senhas difíceis de serem lembradas, normalmente o usuário questiona essa complexidade, mas por quê uma senha tão "complicada"

Existem várias formas para tentar descobrir a senha de alguém e uma dessas formas é chamada de "força bruta". Nesse método várias combinações de senhas são tentadas até que o acesso seja realizado com sucesso. O sistemas tentará palavras do dicionário, números, datas, etc. Uma simulação ajudará a entender como uma senha simples é arriscada. Através da página https://password.kaspersky.com/br/ vamos testar algumas cominações da palavra ifpe.

OBS: NUNCA DIGITE SUA SENHA REAL NESSES TESTES

 1) Digitando ifpe, IFPE ou IfPe:

2) Digitando #ifpe: 17 minutos

3) Digitando #ifpe*: 3 horas

4) Digitando: #ifpe12: 2 dias

5) Digitando: #ifpe123: 2 dias

6) Digitando: #ifpe12*: 12 dias

7) Digitando: #ifpe123*: 2 meses

8) Digitando: #instituto123*: 4 séculos

Podemos perceber como a complexidade e o tamanho da senha podem proteger nossas contas de acessos indevidos e por isso adotamos esse padrão para o acesso aos nossos sistemas.