Ir para o conteúdo principal

Habilitando a VPN do cliente no Cloudstack

1. Introdução

Uma Rede Virtual Privada, ou VPN,  possibilita a criação de um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas. Quando você conecta o seu dispositivo a uma VPN, ele age como se estivesse na mesma rede do sistema ao qual deseja se conectar e todo o tráfego de dados é enviado de forma segura por meio do canal criptografado.

Este documento visa a orientar a configuração de uma VPN do tipo acesso remoto, utilizando IPsec e L2TP.

Observe que todos os passos são obrigatórios.

2. Obtendo os dados

Certifique-se de que possui os dados necessários para configurar a VPN. Para este roteiro, os seguintes dados serão necessários:

 

  • Acesso a interface Web do CDC

3. Configurando o acesso do usuário

Primeiro, abra um navegador da web, acesse https://compute.rnp.br, faça login.

Na superior esquerda, escolha o projeto então clique em "Network". Na tela que se abre, em "Select view" , escolha "VPN Users"

Na tela que se abre, clique "Add User" e preencha os campos solicitados (verifique observação). Clique em "Ok"

Se o usuário da VPN a ser criado tiver uma conta de acesso ao CDC, escolha o campo "Domain". Ao fazer isso, surgirá um novo campo, chamado "Account". Nele preencha a conta do usuário (por exemplo "paulo.jose@here.br")

3.1. Obtendo o IP e a chave PSK para a VPN

No mesmo projeto escolhido no passo anterior, clique em "Network". Na tela que se abre, em "Select view" , escolha "VPC".

Na tela que se abre, no VPC desejado, clique em "Configure". Em "Router", clique em  "PUBLIC IP ADDRESSES" e será exibida uma lista com todos os IPs que estão sendo utilizados.

Clique no IP que tem a sinalização "[Source NAT]", na tela que se abre, clique em "VPN". Serão exibidas as informações sobre a VPN, as quais serão necessárias para a configuração do cliente.