Ir para o conteúdo principal

Documentação SUAP EDU: Outros/Realizar Rematrícula - SUAP EDU

Há duas formas de se efetuar a renovação de matrícula no período. A primeira é de forma manual, matriculando o aluno na turma (aluno será matriculado em todas disciplinas da turma) ou nos diários avulsos. A segunda forma é criando uma renovação de matrícula online, que depois de criada aparecerá para os alunos a solicitarem no próprio sistema. Essa renovação, assim que for deferida, incluirá os alunos automaticamente nas disciplinas solicitadas.

Primeira Forma:

Matrícula no diário: Acesse o diário e clique em "Ações > Adicionar Aluno Avulso".

1100px-Realizar_Rematrícula_1.png

Matrícula na turma: Acesse a turma e, na aba "Alunos", clique em "Adicionar Alunos".

1100px-Realizar_Rematrícula_2.png

Segunda Forma:

A renovação de matrícula que for criada servirá para os alunos, no sistema, escolherem as disciplinas que querem cursar no próximo período. Para criar uma renovação, depois de ter gerado as turmas para o novo período letivo, acesse o menu "ENSINO > Procedimentos de Apoio > Renovação de Matrícula".

Realizar_Rematrícula_3.png

Na tela em se abrir, clique em "Adicionar Renovação de Matrícula".

h7F1100px-Realizar_Rematrícula_4.png

Na nova tela, preencha os campos necessários e clique em "Salvar".

1100px-Realizar_Rematrícula_5.png

Na tela em que se abrir, adicione os cursos que farão parte da renovação online. Para isso, na aba "Cursos", clique em "Adicionar Cursos".

1100px-Realizar_Rematrícula_6.png

Então, acrescente os cursos que farão parte da renovação e clique em "Salvar".

Realizar_Rematrícula_7.png

  • Depois, vá até a aba "Pendências" e determine o horário de cada disciplina, clicando em "Definir Horário".

OBS: É obrigatório definir nessa tela o horário de TODAS as disciplinas que serão ofertadas no período para que elas possam aparecer como disponível para os alunos.
A lista de horários disponíveis para seleção que aparece nesse botão é de acordo com o horário escolhido no momento de se gerar a turma, portanto se houver algum erro de horário, modifique o horário no menu "ENSINO > Procedimentos de Apoio > Horário do Campus".

1100px-Realizar_Rematrícula_8.jpg

Desta forma, a rematrícula estará disponível para os alunos a solicitarem. E assim que houver terminado o prazo da rematrícula, é necessário deferir o pedidos. Para isso, acesse o tutorial "Avaliar Pedidos de Renovação de Matrícula".