Ir para o conteúdo principal

Censup: Módulo Curso Inep

Módulo Curso

O módulo Curso traz as variáveis censitárias que tratam de turno, prazo mínimo de integralização, inscritos e vagas por processo seletivo principal e por outras vagas , recursos de tecnologia assistiva às pessoas com deficiência e unidades de aulas práticas.

Editar

Para iniciar o informe dos cursos da instituição, deve ser clicado sobre "Editar":

 

A primeira tela mostra uma pesquisa dos cursos carregados do Cadastro e­MEC. Os parâmetros de busca são: código de curso, nome, local de oferta, nível e grau acadêmico, modalidade de ensino e status de preenchimento. Pode­se também não escolher nenhum parâmetro e simplesmente clicar em "Pesquisar":

 O Censup retornará uma relação de cursos que, se não estiverem atualizados pelo usuário em 2014, estarão com o status vermelho. Se já estiverem atualizados, o status mudará para azul.

Para iniciar o preenchimento do curso escolhido, clicar sobre o "lápis", na operação:

Ao clicar para editar o curso, são apresentadas duas abas: a primeira aba mostra os dados do Cadastro e­MEC que servem de subsídio para o Inep, "Dados e­MEC"; e a segunda aba mostra os dados censitários propriamente ditos que devem ser preenchidos pelo usuário.

Veja as informações meramente informativas que são mostradas em "Dados e­MEC". Nesta tela não há botão "Salvar":

 

A segunda aba mostra as variáveis censitárias e que devem ser preenchidas. O primeiro questionamento é: "Curso teve aluno vinculado em 2014?". Respondido que "Sim", o usuário pode vincular alunos e docentes àquele curso. Respondido que "Não", o usuário declara o motivo do não funcionamento no ano de referência. 

Todos os termos e conceitos podem ser vistos em http://censosuperior.inep.gov.br/questionarios­e­manuais.

 Em caso de haver aluno vinculado ao curso em 2014, devem ser preenchidas as seguintes variáveis:

Uma das importantes etapas do informe diz respeito aos laboratórios do curso. Se o curso possuir laboratório, são perguntados de que tipos são eles. Para incluir algum laboratório, clique em "Vincular laboratório":

Em seguida, será apresentada uma tela de busca de laboratórios, que foram carregados pelo Inep:

Ao final do informe do curso, clique em "Salvar" para não perder as informações.

Verificar erros

Ao encerrar o módulo Curso, o usuário precisará fazer uma varredura em busca de eventuais problemas de informações. Para iniciar essa varredura, basta clicar no módulo Curso, no menu correspondente:

A tela apresentada a seguir mostra os módulos que já sofreram fechamento, os responsáveis por essas ações e a data em que isso ocorreu. Enquanto o usuário não realizar o "Verificar Erros", não será possível fechar o módulo correspondente. Veja:

encedsdsds.png

 Feita a operação "Verificar Erros", o usuário poderá fechar o módulo se assim desejar.