Ir para o conteúdo principal

Manual SUAP-Edu : PROCEDIMENTOS DE APOIO - Configuração do Calendário

CALENDÁRIO ACADÊMICO

Objetivo: Esta funcionalidade do sistema permite que o calendário acadêmico esteja configurado para realização das matrículas e fechamentos de períodos. O calendário acadêmico é o conjunto das datas que interessam à instituição durante período acadêmico. Em um mesmo ano e período letivo, para cada conjunto de cursos com mesmos intervalos de datas, um calendário deverá ser criado. Caso existam cursos tenham datas especiais diferentes ou intervalos de datas diferentes, mais de calendário deverá ser criados.

Acesse o menu apresentado abaixo para ter acesso aos calendários acadêmicos.

Ensino >> Procedimento de Apoio >> Calendários Acadêmicos

1.Pesquisar calendário

Ao entrar no menu sugerido acima o usuário é direciona para o formulário de calendários acadêmicos. Com o passar do tempo muitos calendários já cadastrados serão lista e será necessários usar um ou mais filtros para ter acesso ao calendários desejado.

Para ter acesso a detalhes específicos de um calendário clique sobre o ícone em forma de Lupa ou se desejar clique no icone em forma de Lápis para editar um calendário já existente.
É possível filtrar calendários por ano/período letivo, campus e tipo (semestral, anual e livre). Caso deseje também é permitido procurar por parte da descrição do calendário.

Obs1.: Cada diretoria visualiza apenas seu calendário acadêmico.

2.Criar novo calendário

Passo 1: Clique em adicionar calendário acadêmico
Passo 2: Preencha o quadro de dados Dados Gerais informando uma descrição, tipo, ano e período letivo.
Passo 3: No quadro de datas, informe a data de inicio e fim das aulas, a data de fechamento do período e a quantidade de etapas.
Dependendo da quantidade de etapas escolhidas o sistema solicitará a data de início e fim de cada etapa de aula.

Obs.: Verificar a quantidade de avaliações cadastrada na matriz antes de configurar as etapas.

Obs1.: Utilize o tipo de calendário Livre apenas para cursos de curta duração (ex. cursos FIC).
Obs2.: A data de fechamento serve como orientação para o sistema fechar o período letivo dos alunos matriculados. Ao final desse dia todos os diários são trazidos da posse do professor para o registro.