Ir para o conteúdo principal

Documentação SUAP EDU: Secretário Acadêmico/Procedimentos de Matrícula (Alunos Ingressantes)/Inserir Aluno em Turma - SUAP EDU

Considerações Iniciais

Este tutorial orienta como inserir um aluno em uma turma.

Problemas que devem ser evitados

Antes de prosseguir com a leitura do tutorial é necessário atenção a alguns PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER SE OS PASSOS DESSE TUTORIAL NÃO FOREM SEGUIDOS CORRETAMENTE, sendo eles:

Alunos regulares sendo inseridos em diários avulsos em vez de turma

Problema: Alunos regulares que segundo a matriz iriam cursar o 3º Período por exemplo (mesmo que fossem pagar algumas Dependências de períodos anteriores), deveriam ser matriculados em uma turma de 3º Período. Porém são matriculados avulsamente em diários da turma de 3º Período sem serem incluídos nessa turma. Ou seja, esses alunos não farão parte de nenhuma turma dentro do SUAP EDU e isso irá refletir na hora de gerar um relatório de alunos matriculados em determinada turma e até mesmo gerar dúvidas na identificação das turmas dentro do sistema, pois dará a falsa impressão de que elas não possuem nenhum aluno.

Solução: Incluir os alunos regulares que segundo a matriz iriam cursar o 3º Período e matriculá-los em uma turma regular de 3º Período. E em caso de algum deles fosse cursar alguma Dependência de períodos anteriores, matriculá-lo avulsamente.

Acessar tela "Turmas"

Em seguida, para acessar a tela "Turmas", siga as instruções abaixo e observe a Figura 1:

1. Clique no menu "Ensino";

2. Selecione o item "Turmas e Diários";

3. Selecione o item "Turmas";

Figura 1: Acessar tela "Turmas".

P0q1.jpg

Exibir "Detalhes da Turma"

Será aberta a tela "Turmas" e nela, utilize os filtros para encontrar a turma desejada e clique no ícone de "Lupa" como ilustrado na Figura 2.

Figura 2: Exibir Detalhes da "Turma".

2.jpeg

Acessar a tela "Adicionar Aluno à Turma"

Será aberta a tela "Detalhes da Turma" e nela, clique na aba "Alunos" e depois no botão "Adicionar Alunos" como ilustrado na Figura 3.

Figura 3: Acessar a tela "Adicionar Aluno à Turma".

DBv3.jpg

Escolher alunos que serão inseridos na turma

Será aberta a tela "Adicionar Aluno à Turma" e nela, marque os "Alunos" que farão parte da turma e clique no botão "Matricular Alunos Selecionados" como ilustrado na Figura 4.

Figura 4: Escolher alunos que serão inseridos na turma.

iKo4.jpg